O crescente interesse pelo Brasil e as discussões sobre o conteúdo local foram aspectos ressaltados pelo público que participou da OTC 2012 – Offshore Technology Conference, realizada em Houston, EUA, no início do mês. O consultor da Plugar (www.plugar.com.br), Luciano Gonçalves, acompanhou a feira e descreve suas impressões. Pela estimativa dos organizadores, a edição deste ano reuniu cerca de 2.500 expositores de aproximadamente 46 países.

Com as reservas do pré-sal elevando o Brasil à 8ª colocação no ranking de países com as maiores reservas mundiais de petróleo, o que se viu nos corredores da OTC 2012 foi o Brasil na boca de muitas empresas estrangeiras. “Algumas, inclusive, contavam com representantes brasileiros em seus stands para atender ao público em geral”, explica Gonçalves.

“Encontramos um pavilhão do Brasil muito movimentado, com mais de 30 representantes nacionais, entre associações, instituições e empresas privadas. Nele estava também a missão do ProInter - Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (conduzido pelo SEBRAE/RJ), que levou 42 empresas brasileiras, apoiando-as no planejamento, prospecção e abordagem comercial, e se mostrando muito integrada com o evento” relata o consultor da Plugar.

Para Gonçalves, “nos bastidores, temas como Conteúdo Local e o impacto sobre a indústria offshore estão ganhando peso”. Por isso, assume importância maior o Workshop sobre Certificação de Conteúdo Local nos Empreendimentos de Exploração e Produção de Petróleo e Gás no Brasil, que a ONIP vai realizar este mês. “Lá serão apresentados mecanismos de obtenção da certificação, bem como debatidos desafios e as oportunidades ligadas ao tema, em função das atuais regras da ANP”, conclui.

Presença da Plugar na OTC

A Plugar Informações Estratégicas participou da OTC 2012 visando ampliar o seu entendimento sobre o mercado, para agregar maior valor aos seus clientes em O&G, tanto de empresas brasileiras como de empresas estrangeiras com atuação no Brasil.

“Entendemos que as empresas da cadeia de valor da indústria de petróleo e gás devem fazer uso de insumos, análises e ferramentas específicas para apoiar seus processos de decisão, proporcionando maior grau de acerto, bem como vantagem competitiva no mercado. Para tanto, elas devem buscar um modelo de atuação onde se concentrem na complexa natureza de seus negócios, deixando a inteligência e o apoio informacional com uma empresa parceira especialista no assunto”, explica o consultor da Plugar, Luciano Gonçalves.

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SOBRE A EMPRESA

A Plugar Informações Estratégicas S/A (www.plugar.com.br)é o único full service providerde Inteligência Competitiva do Brasil. Com unidades nos estados de SP, RJ e RS possui mais de 120 clientes em vários segmentos econômicos.  Atuando há mais de 15 anos no mercado de inteligência competitiva, a empresa conta com áreas de consultoria, tecnologia, educação e serviços de Inteligência e monitoramento de mercado, e se destaca pelo contínuo investimento em inovação e desenvolvimento de soluções em IC que atendam seus clientes.