Energia Renovável é o tema da 7ª edição do concurso universitário de jornalismo da CNN International

Eolicas2

Energia Renovável é o tema da 7ª edição do concurso universitário de jornalismo da CNN International
português31.03.2011, CNN
 

O lançamento oficial da iniciativa no Brasil, que aconteceu nesta terça, dia 29 de março, teve a presença do âncora da CNN International, Guillermo Arduino
A partir de ontem (29), os trabalhos dos estudantes brasileiros de jornalismo já poderão ser inscritos na 7ª edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN, que terá como tema em 2011 “Energia Renovável”. Para o lançamento deste ano, o canal traz ao Brasil Guillermo Arduino, apresentador do programa World Report e âncora da atualização sobre o clima. Ele fala fluentemente inglês e espanhol e também tem uma excelente compreensão do italiano.

“Estamos orgulhosos em promover pela sétima vez um concurso que se tornou tão relevante que ficará para sempre na vida profissional desses jovens estudantes e futuros jornalistas, reafirmando o compromisso da CNN com o público brasileiro”, comenta Eliane Munhoz, diretora de comunicação e marketing da Turner International do Brasil. “Além disso, escolhemos para este ano um tema que precisa cada vez mais ser discutido, divulgado e pesquisado, para garantir uma infra-estrutura futura que, ao mesmo tempo em que oferece qualidade de vida, também preserva o meio-ambiente ao nosso redor”, finaliza.

Para participar do Concurso, que tem o apoio do Canal Futura, os interessados devem ser estudantes regularmente matriculados no curso de jornalismo. Os alunos de universidades e faculdades de todo o território nacional poderão inscrever seus trabalhos no site www.concursocnn.com.br até o dia 6 de julho. As matérias em vídeo seguindo o tema deste ano poderão ter no máximo dois minutos cada e precisam ser inseridas na conta pessoal do participante nos sites YouTube (www.youtube.com ou www.youtube.com.br) ou Vimeo (http://www.vimeo.com/) e a URL do vídeo público (e com a senha, no caso do vídeo protegido do site Vimeo) deverá ser inserida no campo correspondente de cada ficha de inscrição. Serão selecionadas 3 (três) matérias finalistas, que deverão ser enviadas em qualidade de melhor definição (mini-DV ou DVD) para a comissão organizadora, mediante comunicação prévia pela Turner International do Brasil e divulgada no site oficial.

Como premiação, o vencedor terá seu trabalho exibido durante a programação da CNN International, além de ganhar uma viagem de três dias para conhecer a sede dos estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos, junto com seu professor orientador. A instituição de jornalismo que tiver o maior número de trabalhos enviados e confirmados como válidos receberá um “kit reportagem” com 2 câmeras filmadoras Canon Vixia Hf S11 64gb, 2 rebatedores 5 Em 1 110cm, 2 microfones Shure com cabo, 1 tripé Weifeng e 2 fones de ouvido. Além disso, os professores-orientadores dos autores das três melhores matérias receberão uma placa de menção honrosa como reconhecimento pelo trabalho. O júri que avaliará os trabalhos é formado por renomados jornalistas brasileiros como Marcelo Tas (jornalista/apresentador Band), Sônia Bridi (jornalista/repórter Globo), André Trigueiro (jornalista Globo News/ Blog “Mundo Sustentável”), e Lúcia Araujo (gerente-geral do Canal Futura), além de um time de âncoras da CNN International.

CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 47 escritórios editoriais mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 186 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.